Escola Judicial dará início à formação de conciliadores, mediadores e supervisores

Facebooktwitteryoutubeinstagram


Estimular, apoiar e difundir as práticas da resolução consensual de disputas é o objetivo do Programa de Formação de Conciliadores e Mediadores – edição 2020, que será implementado pela Escola Judicial do TRT-18 (Ejud 18) entre 9 de março e 2 de outubro. O programa compreende a formação inicial de novos conciliadores, com carga horária de 102 horas, e a formação de supervisores para atuarem junto ao Cejusc’s, destinada aos magistrados e com carga horária de 40 horas.

O programa relativo aos servidores será executado em três etapas, que compreendem curso a distância, aulas teórico-práticas, para novos e atuais conciliadores, e estágio supervisionado. Já a formação de magistrados será realizada em quatro encontros presenciais. Os atuais conciliadores participarão, assim, de formação continuada com 36 horas de estudos.

O objetivo do programa é aumentar o índice de satisfação dos usuários da Justiça do Trabalho goiana ao propiciar uma solução do conflito em audiência que levará em consideração não somente os aspectos jurídicos do conflito, mas também a lide sociológica, que envolve os aspectos psicológicos e os interesses subjacentes das partes.

Entre os temas a serem abordados durante a formação de conciliadores estão técnicas e estratégias de negociação, ética na mediação, noções de cálculo trabalhista, psicologia aplicada à conciliação, direito sistêmico, moderna teoria do conflito, elaboração de ata e fechamento de acordo, Modelo Havard de Negociação, entre outros.

As inscrições para a primeira etapa do programa, que abrange o curso a distância “Formando Conciliadores”, estarão abertas entre 26 de fevereiro e 4 de março no ambiente virtual de aprendizagem. Serão oferecidas 80 vagas. Já para as aulas teórico-práticas, relativas à segunda etapa do programa, as inscrições poderão ser feitas no período de 9 a 31 de março no sistema de curso da Escola Judicial.

Veja aqui a programação completa do Programa de Formação de Conciliadores, Mediadores e Supervisores e o Plano de Ensino:

Cronograma de Formação de Servidores

Cronograma do Curso de Supervisores – Magistrados

Plano de Ensino

Setor de Imprensa – TRT-18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, TRT18 e marcada com a tag . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.