Empresas goianas são premiadas por empregar pessoas em extrema vulnerabilidade

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Parceiros do projeto e empresários

O Ministério Público do Trabalho (MPT-GO) entregou o Selo Social Empresa Amigo da Diversidade a 26 empresas que contrataram alunos formandos dos projetos de empregabilidade do MPT. Dentre os projetos estão o “Cozinha e Voz: Empregabilidade Trans”, “Cozinha e Voz: Libertando Sonhos”, “Costurando Poemas” e “Longe das Ruas, Perto dos Sonhos”. O desembargador Paulo Pimenta, presidente do TRT-18, instituição parceira dos projetos, e o juiz do trabalho Alexandre Piovesan, da Associação dos Magistrados do Trabalho da 18ª Região (Amatra18), participaram do evento realizado nesta segunda-feira (30/9) na sede do MPT-GO em Goiânia.

Para o desembargador Paulo Pimenta, o selo é uma oportunidade de reconhecer as empresas parceiras que viabilizam efetivamente a recolocação no mercado de trabalho das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. “É um importante reconhecimento social a essas empresas que vão além da sua obrigação legal e que efetivamente se engajam na busca da solução desse problema social”, ressaltou.

A empresária Rejane Spirandelli contratou duas pessoas, uma refugiada da Venezuela e a outra vítima de violência doméstica. “Estamos extremamente satisfeitos e gratos por esta parceria com o Ministério Público em tão grandioso projeto”, disse. Segundo a empresária, é notória a gratidão das trabalhadoras empregadas que têm a oportunidade de recomeçar no mercado de trabalho com todo o respaldo e assistência do MPT. “A entrega delas, enquanto profissionais, nos deixa muito satisfeitos. Não existe hoje mais espaço para o preconceito. A diversidade está aí e a gente tem que se adaptar, acolher e inserir essas pessoas no cotidiano social”, concluiu.

Sabrina Silva, que é transexual, fez o curso de costura pelo projeto de Empregabilidade Trans e conseguiu emprego no grupo MPL onde trabalha hoje. “Eu levei muitos nãos mas nunca desisti e é muito gratificante trabalhar nessa área e nessa empresa que abraçou a causa”, comenta.

Sérgio Gouveia, assessor de imprensa da faculdade Una Itumbiara, disse que a empresa contratou uma transexual para realizar atendimento ao público. “O fato dela ser transexual em nada afetou no processo de seleção e nem mesmo existiu a preocupação de colocá-la no atendimento externo. Hoje ela fica na entrada da faculdade, no atendimento ao aluno que vai fazer inscrição para o vestibular e tem um grande diferencial, que é a gentileza e a forma como ela trata as pessoas”, disse.

Tiago Ranieri, procurador-chefe do MPT-GO, destacou que a ideia é que o selo vise não só reconhecer a empresa mas também elevar a consciência de cada trabalhador, de cada empresário, de cada consumidor no que diz respeito à reverberação do amor, da unidade, da beleza, da justiça no seio da sociedade, no intuito de combater a discriminação e fomentar a igualde e oportunidade no mercado de trabalho. “Quando a empresa abraça realmente a diversidade, nesse conceito mais amplo, ela proporciona o combate à discriminação e o fomento à igualdade de oportunidade”, concluiu.

O MPT contou com importantes parceiros para a implementação dos projetos de empregabilidade, dentre eles a Organização Internacional do Trabalho – OIT, o Tribunal Regional do Trabalho da 18º Região, a Defensoria Pública do Estado de Goiás e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI.

Lista das empresas premiadas:

ADEMI – Associação das empresas do mercado imobiliário de Goiás
Brasil Educação
Carrefour
Carrefour (posto da avenida T-9)
Casa verde
CMO Construtora LTDA
Empório e Bistrô Lia
Évora Gastronomia
FR Incorporadora
Goiás Turismo
Hotel Mercure
Incinera Tratamentos de Resíduos LTDA
Instituto Mix
M.POLO – MPL Indústria e Comércio de Roupas
Magna restaurante
Mega Moda
Monny restaurante
Novo Mundo construtora
Novo Mundo móveis
Orthodontic
Panificadora Mundial
Quick escova
Rápido Araguaia LTDA
República da Saúde
Tecnoseg

Fabíola Villela
Setor de Imprensa/TRT-18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, TRT18. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.