Emoção e exemplos de superação marcam mais uma edição da corrida de rua do TRT Goiás

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Uma corrida cheia de emoções, exemplos de superação, determinação e até uma história de amor que rendeu pedido de casamento em meio ao show após a prova. Assim foi a Corrida 10 Milhas TRT Goiás 2018, que aconteceu na manhã deste domingo (25/11) e movimentou as ruas do Setor Bueno e bairros vizinhos. A 9ª edição do tradicional evento esportivo, promovido pela Justiça do Trabalho goiana e pela Hanker Live MKT, teve a participação de 1,5 mil atletas, entre profissionais e amadores.

O calor comum nesta época do ano em Goiânia deu lugar ao tempo nublado e à temperatura mais amena neste domingo, proporcionando aos atletas condições mais favoráveis para que atingissem melhores desempenhos. A corrida ofereceu aos participantes percursos de 3, 6 e 10 milhas, que correspondem a 4,8 km, 9,6 km e 16 km, respectivamente. O evento foi aberto a magistrados, servidores, terceirizados e estagiários do Tribunal e também ao público em geral.

Desembargador Paulo Pimenta

Pouco antes da largada, às 7h30, o vice-presidente e corregedor do TRT18, desembargador Paulo Pimenta, saudou os participantes e lembrou que este ano o Tribunal completa 28 anos de serviços bem prestados à comunidade goiana. “Nada melhor do que celebrá-los com essa participação nas ruas, correndo todos com o lema Justiça é o nosso trabalho. Queremos continuar tendo essa integração com a população, que é a destinatária dos nossos serviços”, ressaltou.

Paulo Pimenta agradeceu os patrocinadores da Corrida 10 Milhas TRT Goiás, entre eles o Banco Bradesco e a Unimed. Ele também cumprimentou todos os magistrados e servidores na pessoa do engenheiro Paulo Sérgio de Castro, que foi homenageado no lançamento da corrida no dia 11 de outubro. Paulo Sérgio se destacou mais uma vez, ficando em primeiro lugar este ano na categoria servidor, no percurso de 6 milhas.

Diretor regional do Bradesco, César Cabus

O diretor regional do Bradesco, César Cabus, avaliou que o patrocínio é uma oportunidade única para o banco, que há vários anos está engajado no apoio a esse evento que envolve toda a sociedade, a cidade de Goiânia e outras cidades. “É uma parceria de sucesso que deixa a nós, do Bradesco, bastante satisfeitos. Afinal de contas, estamos patrocinando a saúde e o lazer”. Ele contou que apenas caminhou este ano, mas que em 2019 pretende correr.

O diretor da Hanker, Bernard Moura, estima que cerca de 200 pessoas estiveram envolvidas na organização e realização do evento, sem contar as pessoas contratadas por empresas parceiras, que também geram empregos e movimentam a economia.

Experiências e conquistas

Pedro Queiroz

A Corrida 10 Milhas TRT Goiás 2018 contou com a participação de pessoas com deficiência. Um deles foi o senhor Manoel Machado, de 57 anos. Ele foi atropelado quando tinha 5 anos de idade e, apesar de não conseguir correr, caminhou no percurso de 3 milhas acompanhado pela irmã, Luzia Machado. Ela contou que não é a primeira vez que o irmão participa do evento esportivo do TRT18. “Apesar das limitações, ele faz natação, fisioterapia e frequenta academia”, revelou Luzia.

O caminhoneiro aposentado Pedro Queiroz, de 78 anos, correu na categoria acima de 61 anos. Apesar de não ter conseguido troféu, ele comemorou a participação no evento e contou que o segredo para se manter saudável é sair debaixo do cobertor.

O juiz auxiliar da 4ª Vara do Trabalho de Rio Verde, Rafael Tanner Fabri, de 38 anos, foi um dos magistrados que participaram do evento na categoria 3 milhas. Ele contou que a experiência de correr pela primeira vez foi muito boa e que vinha treinando há 4 semanas. Na opinião dele, a corrida enaltece a importância da Justiça do Trabalho pela mensagem que ela passa. “Espero poder participar de outras edições e quem sabe conseguir diminuir o meu tempo”, destacou.

Douglas Santos

O vencedor na categoria geral 3 milhas foi o operador de máquinas Douglas Silva Santos, de 24 anos. “Essa vitória representa saúde e mudança de vida. Correr para mim virou um vício”, contou. Ele disse que começou nessa modalidade esportiva motivado por uma corrida organizada pela empresa em que ele trabalha.

Outro vencedor na categoria geral, no percurso de 6 milhas, foi o estudante Guilherme Santos, de 21 anos. Ele revelou que esta foi uma conquista imensa porque ele não imaginava que chegaria a tanto. “No começo eu não acreditava muito nessa brincadeira de correr, mas a longo prazo eu percebi que é autoconhecimento. Você se transforma! Agradeço os organizadores da prova, os participantes e o meu treinador Guilherme Prudente, a quem devo muito. Vou continuar correndo. Quero levar isso aqui pelo resto da minha vida”, enfatizou.

Marivânia Primo

A vencedora na categoria geral feminino de 3 milhas foi a professora Marivânia da Rocha Primo, de 33 anos. “A corrida não foi muito difícil. O final é que foi um pouco tenso por alguns segundos porque a segunda colocada estava liderando a prova até os últimos 500 metros do percurso. Aí eu dei o meu sprint final e consegui chegar em primeiro lugar. Eu sempre deixo quem está na frente ir liderando e no final eu ultrapasso”, confidenciou sua estratégia.

Sidney Pereira

Cleiser Alves dos Santos venceu na categoria geral 10 milhas. Ele tem 39 anos e corre há 20. Ele disse que começou a correr em Santa Fé de Goiás e quando mudou para Goiânia, há 15 anos, passou a correr profissionalmente. “A corrida representa tudo na minha vida. Eu sinto uma emoção muito boa. Correr é o mais fácil, o mais difícil é treinar. Eu corro 200 km por semana e participo de muitas maratonas de 100 e 150 km”, destacou.

O diretor da 2ª Vara do Trabalho de Aparecida de Goiânia, Sidney Pereira, de 52 anos, fez bonito na categoria servidor 10 milhas. Ele ficou em primeiro lugar. Sidney já participou de quase todas as corridas organizadas pelo TRT18. O diretor contou que ele sempre corria até os 30 anos de idade, parou e voltou há quatro anos, aos 48 anos. “Corrida é um esporte que você não precisa de equipamento, não precisa de um tempo em específico nem de companhia. Então, na hora que der você vai”. Ele disse que treinou para as Olimpíadas da Justiça do Trabalho e conseguiu três medalhas de ouro e uma de prata em diferentes percursos.

Tânia Cruvinel

Helder Nascimento

A servidora Tânia Cruvinel também comemorou o 2º lugar nas 3 milhas. O interesse dela pela corrida começou por incentivo do colega servidor Paulo Márcio, que ajudou a organizar a primeira corrida do Tribunal. “Eu vim só para caminhar e o fato de conseguir correr um pouco me deu uma alegria tão grande! Eu fiquei tão feliz que desde essa primeira corrida do TRT nunca mais parei”. Segundo ela, o mais difícil é o início do treinamento, em que a pessoa não pode se preocupar com o tempo e com a quilometragem. “Você tem que começar correndo 50 metros, 100 metros e andar um pouco, descansar, depois corre mais um pouco, e assim seu corpo vai se acostumando”, relatou.

Helder Nascimento ficou em primeiro lugar na categoria servidor 3 milhas. Ele disse que é uma honra fazer parte desse time de atletas. “Mais importante que o resultado é você estar envolvido com a turma, estar cuidando da saúde e incentivando os outros colegas a fazerem o mesmo”, relatou.

Pedido de casamento

Carol e João Ricardo

Os participantes da Corrida 10 Milhas TRT Goiás foram surpreendidos com um pedido de casamento em meio ao show da Banda Maluê no Fórum Trabalhista de Goiânia após o término da corrida. O publicitário João Ricardo Medeiros fez o pedido à engenheira Carol Miranda, que não esperava pela surpresa e disse sim de imediato. Os dois namoram há 3 meses e se conheceram no aeroporto de Brasília. Carol disse que ficou muito surpresa e revelou que o casal já pensa em se casar em breve.

João Ricardo explicou que decidiu pedir a mão da namorada em casamento durante a corrida porque o evento representa para ele um momento de superação pessoal. O rapaz contou que pesava 180 quilos e conseguiu perdeu 83 sem fazer cirurgia. “Foi uma forma que encontrei de fazer uma homenagem a ela, que fez a minha inscrição, e de retribuir esse carinho. Toda vez que eu participo de um evento como esse é como se fosse a primeira vez. A cada quilômetro, a cada dor que eu sinto eu lembro do que passei. Quando eu penso em desistir eu lembro que já cheguei muito longe e não posso parar aqui”, ressaltou.

Wendel Franco e Lídia Neves, com a colaboração de Fabíola Villela / Setor de Imprensa

 

Veja abaixo a lista dos vencedores e a galeria de fotos.

 

Vencedores da Categoria Geral 3 milhas

Masculino

1º lugar – Douglas Silva Santos – 16:17

2º lugar – Wandellon Daniel de Sousa – 16:32

3º lugar – Jaime Bonfim da Costa – 17:11

Feminino

1º lugar – Marivânia das Rocha Primo – 20:12

2º lugar – Vani Rodrigues dos Santos – 20:14

3º lugar – Maria Lucilene Reges de Oliveira – 23:01

Vencedores da Categoria Geral 6 milhas

Masculino

1º lugar – Guilherme Luis dos Santos – 31:45

2º lugar – David Martins de Oliveira – 39:34

3º lugar – Donizette Alves da Silva – 39:36

Feminino

1º lugar – Azenaide Lopes Pereira – 46:38

2º lugar – Jacqueline Barros dos Santos – 48:34

3º lugar – Thaise Naia Alves Morbeck – 51:07

Vencedores da Categoria Geral 10 milhas

Masculino

1º lugar – Cleiser Alves dos Santos – 55:18

2º lugar – Sinei Lúcio Mendanha dos Santos – 56:34

3º lugar – Johnne Cardoso de Souza – 01:02:35

Feminino

1º lugar – Elen Caetano de Lima – 01:08:06

2º lugar – Antônia Barroso Oliveira – 01:17:49

3º lugar – Lilian Christina Fernandes de Almeida – 01:18:33

Vencedores da Categoria 3 milhas – Servidor

Masculino
1º lugar – Helder Brito Nascimento – 21:42
2º lugar – Thiago Domiciano de Almeida – 23:02
3º lugar – Ermeson Santos da Cruz – 23:35

Feminino
1º lugar – Katia Maria Tavares de Albuquerque Matos – 24:16
2º lugar – Tânia de Almeida Silva Cruvinel – 24:57
3º lugar – Marjorie Brenda Gouveia Rocha – 27:58

Vencedores da Categoria 6 milhas – Servidor

Masculino
1º lugar – Paulo Sérgio de Castro – 44:03
2º lugar – Márcio Santos Alencar – 47:07
3º lugar – Gustavo Ferreira Costa de Lima Torres – 53:45

Feminino
1º lugar – Lúcia Maria Teixeira da Costa – 53:37
2º lugar – Ligia Fernanda Keske Cassemiro – 53:44
3º lugar – Edilene Vogel – 53:45

Vencedores da Categoria 10 milhas – Servidor

Masculino
1º lugar – Sidney Rodrigues Pereira – 01:09:39
2º lugar – Wanderlan Nunes Ramos – 01:19:12
3º lugar – Wellington Luis R. Freitas – 01:24:33

Feminino
1º lugar – Thais Meireles Pereira Villa Verde – 01:26:33
2º lugar – Alessandra Castro Morais – 01:34:50
3º lugar – Geisa Azevedo Carlos – 01:42:22

 

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, TRT18 e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.