Em comemoração aos seus 26 anos, TRT18 lança videodocumentário sobre sua história

Glossário Jurídico

img_4514-copyEm cerimônia realizada no auditório do Fórum Trabalhista de Goiânia na tarde de terça-feira (6/12), o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO) lançou o videodocumentário “A história da Justiça Trabalhista em Goiás – Um olhar histórico”. Durante o evento, o presidente do TRT18, desembargador Aldon Taglialegna, e a diretora da Escola Judicial, desembargadora Kathia Albuquerque, homenagearam autoridades e personalidades que ajudaram a construir a história do Tribunal ao longo de seus 26 anos, completados no último dia 30 de novembro.

O videodocumentário tem uma hora de duração e foi elaborado a partir de entrevistas realizadas nos últimos três anos dentro do projeto História Oral. Ele contém depoimentos de 55 personalidades entrevistadas pelo Centro de Memória do Tribunal. São ministros do Tribunal Superior do Trabalho, desembargadores, juízes e servidores do TRT18, além de advogados trabalhistas que lutaram pela criação e estruturação da 18ª Região da Justiça do Trabalho. A produção do documentário foi coordenada pela chefe do Centro de Memória, servidora Ariony Castro. O vídeo tem narração do jornalista Márcio Venício, da TV Anhanguera. Um compacto de 10 minutos foi exibido ao público presente ontem na solenidade.

img_4347-copyEm discurso, o desembargador-presidente Aldon Taglialegna afirmou que a história do TRT18 é também a história da vida dele, ao lembrar que veio para Goiás em 1992 e aqui casou-se e construiu carreira na Justiça do Trabalho, apesar de já ter atuado antes como promotor de Justiça. “Foi emocionante dar o meu depoimento ao projeto História Oral e hoje é um dia de muita alegria para mim porque presenciei a história viva deste tribunal. Esse documentário é muito revelante porque traz à tona memórias daquilo que pessoas que já se aposentaram fizeram pelo Tribunal, que hoje é referência no Brasil”, ressaltou.

img_4351-copyBastante emocionada, a desembargadora Kathia Albuquerque salientou que a história da vida dela também se confunde com a do TRT18. “Eu já estava aqui no dia 30 de novembro de 1990 e participei da festa de criação do Tribunal”, contou ao lembrar que fará 27 anos de magistratura no dia 13 de dezembro. “Todos que aqui estão construíram essa história, mas também precisamos lembrar das pessoas anônimas que contribuíram com a nossa história e jamais poderíamos citar os nomes de todas elas. É um conjunto da obra”, frisou.

Um dos homenageados na cerimônia foi o juiz aposentado e primeiro presidente da Amatra18, Ênio Galarça. Ele lembrou que a história do TRT18 começou quando ele foi chamado pelo então ministro da Justiça Paulo Brossard de Souza Pinto e dele recebeu como desafio criar o TRT de Goiás. “A partir daí começamos uma luta intensa visitando governador, prefeito, vereadores e deputados estaduais e federais de Goiás. Até então estávamos jurisdicionados à 10ª Região (hoje DF e TO), que tinha jurisdição também sobre Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins. Eu senti que havia uma resistência muito forte à criação do regional em Goiás porque quem detém poder não gosta de dividi-lo. Essa luta foi muito dura”, relatou. Ele ainda fez questão de citar os nomes dos desembargadores classistas aposentados Heiler Alves da Rocha e Norton Ribeiro Hummel, pessoas que, durante quase três anos, lutaram ao lado dele pela criação do Tribunal.

O desembargador aposentado Luiz Francisco Guedes de Amorim afirmou que o fato de ter sido o primeiro presidente do Tribunal foi uma experiência extraordinária. “Tínhamos apenas seis juízes do trabalho presidentes de junta, nenhum juiz substituto e apenas nove juntas em todo o Estado de Goiás. Tive um trabalho imenso para estruturar e ampliar o tribunal. Peguei o TRT com 9 juntas de conciliação e o deixei com 26 ao fim da minha administração em dois anos (1991/1992)”, destacou. Ele ainda lembrou que fez concursos para juízes e para recrutar pessoal administrativo, mencionou que teve de fazer mutirão para julgar milhares de processos vindos da 10ª Região e falou da compra de terreno para a construção da sede própria do Tribunal. “Foi um trabalho recompensado. Hoje vejo o TRT18 muito bem aparelhado, com pessoal de primeiro nível e entre os melhores tribunais do país”, finalizou.

img_4311-copyA cerimônia de lançamento do videodocumentário sobre o TRT18 contou ainda com a apresentação do Coral Labor em Canto e com uma homenagem à desembargadora Kathia Albuquerque, que está deixando a direção da Escola Judicial.

 

Wendel Franco
Seção de Imprensa-DCSC

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Escola Judicial, Memória, Notícias e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.