Ejud18 finaliza atividades letivas de 2020 com aula magna do professor Fredie Didier Júnior

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Fredie Souza Didier Júnior

Os princípios fundamentais do processo serão discutidos em aula magna de encerramento das atividades letivas da Escola Judicial do TRT de Goiás. O palestrante será o professor doutor Fredie Souza Didier Júnior, jurista renomado e autor de diversas obras sobre Direito Processual. Ele também foi um dos membros da Comissão de elaboração do atual Código de Processo Civil (2015). A palestra on-line acontece na próxima sexta-feira, 27/11, às 9h30, e será transmitida ao vivo pelo canal TRT Goiás no YouTube.

O evento é destinado a magistrados, servidores, estagiários, advogados, procuradores e público em geral. Para obter o certificado, o interessado deve se inscrever na página da Ejud 18 no portal do TRT até o início do evento.

Princípios fundamentais do processo
Conforme o plano de ensino da Ejud, o objetivo da palestra é analisar os princípios fundamentais do processo trabalhista à luz das normas fundamentais do processo. Para isso, foi convidado um dos mais renomados especialistas em Direito Processual, Fredie Didier Júnior, que é pós-doutor em Direito pela Universidade de Lisboa e autor de diversas obras sobre Direito Processual, sendo a mais recente “O Novo Código de Processo Civil”, de 2019, pela editora Podium. Didier é professor de Direito na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e na Faculdade Baiana de Direito (FBD), além de membro da Academia de Letras da Bahia.

A palestra vai trabalhar os principais gargalos existentes no processo trabalhista e trazer uma melhor compreensão sobre os principais pressupostos para se estabelecer uma relação jurídico-processual adequada e sobre o princípio da inércia e da inafastabilidade do acesso à Justiça. Também serão analisados os preceitos da Constituição Federal em relação às normas processuais aplicadas no processo do trabalho.

“Analisar essa aplicação em tempos em que a própria tramitação processual ganhou um impulso significativo na execução de atos processuais por meios digitais, em função do isolamento social causado pela covid-19, pode trazer novos caminhos para o aprimoramento da prestação jurisdicional no Judiciário Trabalhista”, avaliou o diretor da Escola Judicial, desembargador Eugênio Cesário.

Eugênio explicou que a realização do evento também está alinhada à Resolução nº 25/2020 da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), que estabelece a tabela de competências para a magistratura trabalhista. Um dos eixos é a Resolução de Conflitos, cujo subeixo “Racionalidade decisória” dispõe sobre a necessidade de o magistrado elaborar atos decisórios fundados em raciocínios logicamente estruturados, utilizando argumentos coerentes e eticamente contextualizados, mencionou o desembargador.

Evento: Aula magna: “Os princípios fundamentais do processo”

Quando: 27 de novembro de 2020, sexta-feira, da 9h30 às 11h30

Onde: Canal TRT Goiás no YouTube

Inscrições e certificado: Página da Escola Judicial no Portal do TRT-18

Comunicação Social/TRT-18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Escola Judicial, Notícias, TRT18. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.