Duas novas súmulas integram a jurisprudência do TRT de Goiás

Glossário Jurídico

Logomarca TRTO Tribunal Pleno editou mais duas súmulas que irão compor a jurisprudência do TRT da 18ª. Elas foram publicadas no diário da justiça eletrônico nº 88. A súmula nº 26 considera regular o transporte instituído pelo poder público municipal para conduzir trabalhadores no perímetro urbano até a sede da empresa. Já a Súmula nº 27 autoriza o julgador a aplicar, por analogia, o Art. 72 da CLT como critério para a concessão das pausas determinadas pela NR-31 do Ministério do Trabalho e Emprego nas atividades de agricultura, pecuária, extrativismo e aquicultura. O referido artigo prevê pausas de 10 minutos a cada 90 de trabalho em mecanografia. Direito, que no entendimento do TRT goiano, deve ser estendido ao trabalhador rural.

Veja a íntegra das súmulas:

Súmula nº 26. ”HORAS IN ITINERE. TRANSPORTE INSTITUÍDO PELO PODER PÚBLICO. REGULARIDADE. Considera-se regular, para fins do artigo 58, § 2º, da CLT, o transporte instituído pelo Poder Público municipal, para conduzir trabalhadores do perímetro urbano à sede da empresa, em horários compatíveis com a jornada de trabalho.” Relator: Desembargador Aldon do Vale Alves Taglialegna.

Súmula nº 27. ”PAUSAS PREVISTAS NA NR-31 DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. APLICAÇÃO ANALÓGICA DO ART. 72 DA CLT. O artigo 8º da Consolidação das Leis do Trabalho e o artigo 4º da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro autorizam o julgador a aplicar, analogicamente, o artigo 72 da CLT, para fins de concessão dos intervalos estabelecidos na Norma Regulamentadora nº 31 do Ministério do Trabalho e Emprego, ante a inexistência de previsão expressa na referida NR.” Relator: Desembargador Aldon do Vale Alves Taglialegna.

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, TRT18 e marcada com a tag . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.