Justiça do Trabalho cede veículos e computadores a universidades e à Câmara de Aparecida

Glossário Jurídico

Participaram do ato de entrega (da esquerda para a direita): Ricardo Lucena, diretor-geral do TRT-18; José Caldas Júnior, procurador-geral da Câmara Municipal de Aparecida; vereador André Luis Carlos da Silva, presidente da Câmara de Aparecida; desembargador Paulo Pimenta, presidente do TRT-18; Michaela Andrea Câmara, assessora de comunicação da UFJ; professor Cláudio Maia, vice-reitor da UFCAT; e Daniel Carvalho, diretor de Centro de Recursos Computacionais da UFJ

O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (Goiás) cedeu quatro veículos e dezenas de equipamentos de informática, entre computadores, impressoras, celulares e tablets, às Universidades Federais de Catalão (UFCAT) e de Jataí (UFJ) e à Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia. A formalização da cessão dos bens, com o repasse imediato das chaves e dos documentos dos carros, ocorreu na sala de eventos da Presidência do TRT-18, no Complexo Trabalhista de Goiânia nesta quarta-feira (27/1).

Os veículos doados foram adquiridos pelo Tribunal em 2013 e, de acordo com o chefe da Gerência de Transportes do TRT-18, Valdez Braga, já tinham sido classificados como ociosos pela Comissão de Avaliação, diante da aquisição de novos veículos.

Os representantes das instituições beneficiadas ressaltaram, na ocasião, a importância da parceria institucional com o TRT de Goiás. Em nome do reitor da UFJ, professor Américo Nunes da Silveira Neto, que não pôde comparecer, a assessora de comunicação da universidade, Michaela Andrea Bette Câmara, agradeceu a doação e lembrou que a instituição, criada há pouco mais de dois anos, passa por momentos difíceis em razão da pandemia e de restrições orçamentárias.

Michaela Câmara, representou o reitor da UFJ

Michaela contou que o veículo mais novo da UFJ tem 300 mil quilômetros rodados. Ela lembrou que antes de ser uma universidade emancipada, a Federal de Jataí era um braço da Universidade Federal de Goiás (UFG). “Apesar de quase 40 anos de criação, a UFJ tem 25 cursos, mais de 3.500 discentes matriculados e o envolvimento da comunidade para nós é muito importante. Fica aqui o nosso agradecimento em nome de toda a comunidade acadêmica e em nome da sociedade jataiense ao TRT-18 por nos ter visto e ter entendido que precisamos, sim, dessa parceria”, afirmou.

Vice-reitor da UFCAT, professor Cláudio Maia

O vice-reitor da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Cláudio Lopes Maia, destacou que a doação feita à universidade é, também, uma doação aos trabalhadores porque a universidade é um espaço importante na formação dos trabalhadores, não só no ensino superior, mas também nos cursos de extensão e de especialização. Ele lembrou que a UFCAT também foi criada em 2018 e que ainda vive problemas orçamentários. A UFCAT, segundo ele, tem um orçamento definido junto ao governo federal, mas não teve nenhum aporte no seu processo de criação.

“Nossa universidade tem um grande atendimento em setores vulneráveis, que buscam essas instituições do interior como uma possibilidade para sua formação. Mais de 70% dos nossos estudantes estão na faixa etária de até cinco salários mínimos e requerem ensino superior gratuito. Em nome da reitora Roselma Lucchese, deixo aqui nosso profundo agradecimento por essa sensibilidade de olhar para essas instituições. Esperamos contar com esse apoio em outros momentos”, concluiu Cláudio Maia.

Presidente da Câmara Municipal de Aparecida, vereador André Luis

O presidente da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, vereador André Luis Carlos da Silva, agradeceu a doação ao presidente do TRT e ao diretor-geral do Tribunal, Ricardo Lucena, que também participou da solenidade. “Aparecida de Goiânia é muito grata por vocês nos acolherem tão bem e esses equipamentos vão ser muito bem utilizados. A gente vai poder dar melhores condições de trabalho aos vereadores para que eles possam desempenhar melhor seus trabalhos em prol da população”, encerrou.

Política institucional

Desembargador-presidente do TRT de Goiás, Paulo Pimenta

O presidente do Tribunal, desembargador Paulo Pimenta, destacou que as doações de veículos e equipamentos fazem parte de uma política institucional do Tribunal. Ele disse acreditar que essa política terá continuidade com a gestão do desembargador Daniel Viana, que tomará posse no próximo dia 5. “É uma satisfação concretizar essa doação ainda no apagar das luzes desta gestão porque eu a vejo com sentimento de gratidão. Gratidão do Tribunal pelo trabalho e pela parceria que nós temos tanto com as universidades, de uma maneira geral, quanto com o município de Aparecida de Goiânia”, ressaltou.

Paulo Pimenta disse que a parceria com Aparecida remonta a criação do Tribunal há três décadas. “Nós tínhamos uma carência muito grande de servidores e precisamos, desde o início, nos valer de servidores cedidos por outros órgãos, sejam federais, estaduais ou mesmo municipais. E Aparecida sempre foi uma grande parceira cedendo um volume grande de servidores, que ajudaram a construir a história do Tribunal nestes 30 anos”, explicou.

“Aparecida é um celeiro de excelentes servidores que prestam excelentes serviços a esta casa. É uma satisfação a gente poder retribuir e contribuir com a municipalidade com a cessão desses bens”, enfatizou Paulo Pimenta.

Sobre as universidades, o presidente do TRT-18 reforçou que todas as instituições federais sofrem com restrições orçamentárias e, por isso, é importante estarmos unidos. “E o que está acontecendo aqui hoje é uma prova disso. Não estamos aqui nos livrando de algo inservível. Estamos em uma condição momentânea de ceder bens que serão muito úteis ainda, mas que para nós aqui eles estariam subutilizados. São bens muito bem conservados e nós temos essa condição de cedê-los para outras instituições que enfrentam dificuldades e merecem nossa ajuda”, frisou.

O desembargador-presidente destacou ainda que, ao longo de sua gestão, ele procurou cada vez mais reconhecer a relevância do papel das instituições de ensino no país que, infelizmente, não têm o devido reconhecimento. “A situação que nós estamos atravessando (com a pandemia) escancara a importância do investimento em ciência, em formação e a relevância do trabalho desenvolvido pelas universidades”, pontuou.

Paulo Pimenta lembrou ainda de doações realizadas em anos anteriores de equipamentos e computadores à UFG e de um ônibus do TST, cuja doação o TRT de Goiás intermediou, em favor do Instituto Federal de Urutaí. Por fim, o presidente anunciou que o número de impressoras doadas à UFCAT e à UFJ deve ser maior que o previsto inicialmente, após um novo levantamento feito pela Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal. Seriam quatro, mas agora cada universidade deverá receber, no mínimo, mais dez impressoras.

Wendel Franco
Comunicação Social/TRT-18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, Socioambiental, TRT18 e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.