Desembargadora do TRT18 fará palestras sobre trabalho infantil em escolas

Facebooktwitteryoutubeinstagram
IMG_1940

Desembargadora Iara Rios pretende levar a discussão sobre trabalho infantil às escolas e, assim, promover maior conscientização da sociedade sobre o assunto.


A desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (Goiás), Iara Teixeira Rios, fará uma palestra sobre o tema Trabalho Infantil para alunos da escola Comunidade Educacional Pequeno Príncipe, em Goiânia, nesta terça-feira (10/05), às 7h30. A palestra faz parte de um projeto-piloto concebido pela desembargadora e sua equipe com o objetivo de conscientizar crianças, adolescentes, professores e pais a respeito das leis brasileiras que regulamentam o trabalho de menores e que proíbem o trabalho infantil.

O projeto vai envolver escolas das redes pública e particular e pretende ainda tentar mudar a ideia arraigada na cultura brasileira de que crianças e adolescentes de famílias menos favorecidas economicamente devem trabalhar desde cedo para não ficarem sujeitos à marginalidade das ruas.

Gibi Mônica

Material pedagógico que vai ser usado nas palestras sobre trabalho infantil inclui gibi da Turma da Mônica.

Iara Rios explicou que o TRT enviou ofícios a 21 entidades ligadas à Educação, explicando o objetivo do projeto e solicitando apoio na inclusão do tema trabalho infantil no conteúdo de alguma disciplina escolar, como forma de estimular a discussão do assunto. A lista de entidades inclui, entre outros, sindicatos de professores, secretarias de Educação do Estado de Goiás e do Município de Goiânia e a Vara da Infância e da Juventude da Justiça Estadual.

A desembargadora contou que a receptividade foi boa. “Uma das escolas fez o convite para a palestra, que vou ministrar amanhã, e outra mostrou o interesse em colocar o trabalho infantil como tema de um concurso de redação para seus alunos”, comemorou.

Para ministrar as palestras aos estudantes, a desembargadora Iara Rios contará com o auxílio de materiais pedagógicos impressos e multimídia. Os alunos receberão exemplares de uma edição especial da revista da Turma da Mônica com o tema “Trabalho infantil, nem de brincadeira”. A publicação foi preparada pelo Tribunal Superior do Trabalho, Conselho Superior da Justiça do Trabalho e Comissão de Combate ao Trabalho Infantil.

O material de apoio também inclui o jogo educativo multimídia “Futuro em jogo”, elaborado pelo TRT23 (Mato Grosso) e que aborda de forma lúdica as questões que envolvem o combate ao trabalho infantil. Esses materiais foram distribuídos a entidades ligadas à Educação no Estado de Goiás, como forma de divulgar a iniciativa proposta pela desembargadora do TRT18.

Wendel Franco
Seção de Imprensa – DCSC

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.