Desembargadora do TRT critica prevalência de acordos sobre legislação trabalhista

Facebooktwitteryoutubeinstagram

A desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho – 1ª Região, Vólia Bomfim Cassar, criticou há pouco a previsão, na reforma trabalhista (PL 6787/16), de que acordos entre patrões e empregados prevaleçam sobre a legislação trabalhista. Ela participa de audiência pública na Comissão Especial da Reforma Trabalhista.

Para ela, isso é complicado no atual regime de unicidade sindical existente no Brasil, em que existe apenas um sindicato de cada categoria em cada unidade territorial. Na visão de Vólia, a prevalência do negociado sobre o legislado só poderia ser implementada em um modelo de pluralidade sindical, em que o trabalhador pudesse escolher a qual sindicado se filiar.

A desembargadora concorda, porém, com a possibilidade de parcelamento das férias em três vezes – desde que o parcelamento mínimo seja de seis dias; com a atualização das multas prevista na proposta; e com a previsão de representação de trabalhadores nas empresas com mais de 200 empregados. Pelo projeto, esse representante deverá participar da negociação do acordo coletivo de trabalho e deverá atuar na conciliação de conflitos trabalhistas no âmbito da empresa.

Fonte: Agência Câmara Notícias

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em TRT18. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.