Correição na 1ª VT de Itumbiara destaca desempenho nas execuções e no julgamento de processos dos maiores litigantes, além do aumento da produtividade

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Desembargador-corregedor do TRT18, Paulo Pimenta, e o diretor de secretaria da Corregedoria, Marcelo Marques, ambos ao centro, com servidores das duas Varas do Trabalho de Itumbiara

O desempenho da 1ª Vara do Trabalho de Itumbiara no encerramento de execuções, na priorização do julgamento de processos dos maiores litigantes e o considerável aumento da produtividade, já superior a 100%, foram destacados pelo desembargador-corregedor Paulo Pimenta na correição realizada recentemente naquela unidade judiciária da 18ª Região da Justiça do Trabalho (Goiás).

No período analisado pela Corregedoria Regional do TRT18, referente aos meses de janeiro a outubro de 2017, a VT conseguiu finalizar 551 execuções. O número é bem superior ao total de execuções iniciadas naquela unidade este ano, 361. Esse resultado parcial, classificado de excelente pelo corregedor, corresponde a 169,59% no cumprimento da Meta 5 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A unidade também obteve o resultado parcial de 331,69% na Meta 7, que trata da priorização do julgamento dos processos dos maiores litigantes. A 1ª VT de Itumbiara tinha 44 ações de maiores litigantes distribuídas até o fim de 2016. Neste ano, a vara recebeu mais 48 processos e julgou 79, restando 13 processos pendentes de julgamento.

Quanto à Meta 1 (julgar o equivalente a 90% da quantidade de processos de conhecimento distribuídos no ano corrente), a unidade correicionada alcançou o percentual de 128,11%.

Outro resultado parcial bastante satisfatório foi o apurado no que diz respeito à meta específica para o primeiro grau de jurisdição, que é reduzir o tempo médio de duração do processo em relação a 2016. O prazo médio de duração de uma ação trabalhista na 1ª VT de Itumbiara no ano passado foi de 133 dias. Até outubro, esse prazo havia caído para 98 dias.

A 1ª VT de Itumbiara ainda foi parabenizada pelo cumprimento antecipado da Meta 2 (julgar processos mais antigos), com índice de 110,06%. No entanto, em relação à conciliação, objeto de análise da Meta 3, a VT atingiu o percentual de 51,48% até outubro de 2017. Paulo Pimenta reconheceu que o atual cenário econômico brasileiro não favorece o incremento das conciliações, mas encareceu aos juízes atuantes na unidade que continuem se esforçando para a pacificação dos conflitos, aumentando o índice de acordos em, pelo menos, 2,52%, visando o cumprimento desta meta pela unidade e pelo Tribunal neste exercício.

Ao fim da correição, ao externar sua satisfação com os resultados colhidos, o desembargador-corregedor enalteceu a atuação dos juízes Rodrigo Dias (titular) e Marcelo Gomes (auxiliar) e parabenizou toda a equipe de servidores da Vara, na pessoa do diretor de secretaria Oriel Lima.

Seção de Imprensa-CCS

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.