Correição: Foro de Itumbiara mantém demanda processual, mesmo após reforma trabalhista

Glossário Jurídico

Desembargador Daniel Viana e equipe da 2ª VT de Itumbiara

O município de Itumbiara faz parte das quatro comarcas da Justiça do Trabalho em Goiás que não registraram queda no número de novas ações após a reforma trabalhista. Os outros municípios foram Caldas Novas, Cidade de Goiás e São Luís de Montes Belos. É o que o registrou a correição realizada na semana passada em Itumbiara. O Foro Trabalhista da cidade também se destacou no cumprimento das metas do Conselho Nacional de Justiça no ano passado. A 1ª VT de Itumbiara cumpriu seis das sete metas e a 2ª VT conseguiu cumprir todas as metas propostas para o ano de 2018.

Corregedor com a equipe da 1ª Vt de Itumbiara

No ano passado, o Foro de Itumbiara recebeu 21 processos a mais que em 2017, ano em que entrou em vigor a Lei 13.467, que reformou a legislação trabalhista. Em 2017 foram ajuizadas 2.783 ações e em 2018 esse número subiu para 2.804. Esse foi um caso atípico, já que em todo o estado de Goiás houve uma queda de 26% no número de novas ações trabalhistas no ano passado. Com relação ao primeiro semestre de 2019, entretanto, a Corregedoria Regional verificou uma tendência de queda no número de novas ações, com a previsão de serem ajuizadas até o final do ano 2.445 ações nas duas Varas do Trabalho que compõem o Foro de Itumbiara. A média dos últimos três anos foi de 2.838 processos/ano.

Daniel Viana conversa com o juiz Radson Rangel, diretor do Foro Trabalhista de Itumbiara

As Varas do Trabalho de Itumbiara possuem jurisdição sobre os municípios de Bom Jesus de Goiás, Cachoeira Dourada e Itumbiara (sede da jurisdição). A unidade judiciária já chegou a receber mais de 3 mil processos por ano, entre 2008 e 2010. Em 2013 foi criada a 2ª VT, para auxiliar no processamento e julgamento dos processos trabalhistas da comarca. Os juízes que comandam o Foro são Rodrigo Dias da Fonseca (titular) e Dânia Carbonera Soares (auxiliar), na 1ª VT, e Radson Rangel Ferreira Duarte (titular) e Rui Barbosa de Carvalho Santos (auxiliar), na 2º VT.

Daniel Viana faz apontamentos sobre a correição com a juíza Dânia Carbonera, auxiliar da 1ª VT de Itumbiara

O desembargador-corregedor Daniel Viana Júnior, juntamente com sua equipe, visitou as duas unidades do Foro e conversou com os magistrados, servidores, estagiários e demais colaboradores, orientando-os quanto às melhores práticas e colhendo críticas e sugestões para a melhoria dos serviços prestados. A correição foi divulgada nas duas unidades e o corregedor ficou à disposição para receber advogados e outros interessados. Somente na 1ª VT de Itumbiara compareceu o proprietário de um jornal local que pediu orientações ao corregedor sobre seus processos em fase de execução.

Números e prazos

Equipe da 1ª VT de Itumbiara

Na 1ª Vara do Trabalho de Itumbiara, o prazo médio entre o ajuizamento da ação e a prolação da sentença foi de 70 dias no rito sumaríssimo e 109 dias no rito ordinário. A 2ª VT também apresentou um ótimo desempenho nesse quesito, com igualmente 70 dias no rito sumaríssimo e 101 dias no rito ordinário. As médias estão bem abaixo do patamar recomendado pela Corregedoria Regional, que é de 90 dias para o rito sumaríssimo e 140 dias para o rito ordinário.

Equipe da 2º VT de Itumbiara

No que se refere à meta 1 do CNJ – julgar mais ações do que as recebidas – o corregedor destacou o bom desempenho obtido pela 2ª Vara do Trabalho de Itumbiara. A unidade atingiu o percentual de 109,9% nesse indicador (1.388 processos recebidos e 1.404 solucionados). Já a 1ª VT, apesar do ótimo desempenho em outros quesitos, tendo cumprido seis das sete metas do CNJ, solucionou menos processos do que os recebidos no ano passado (1.416 processos recebidos e 1.285 solucionados), alcançando o índice de 91% de cumprimento da meta 1.

Com relação aos processos em fase de execução, o desembargador Daniel Viana parabenizou as equipes das duas Varas do Trabalho de Itumbiara pela efetiva utilização, na fase executória, das ferramentas e convênios disponíveis para a cobrança de dívidas trabalhistas, tais como Renajud, Detranet, Infojud, Conectividade/CEF e outros. No exercício de 2018, a 1ª VT de Itumbiara alcançou o índice de 151,7% no cumprimento da Meta 5 do CNJ (baixar pelos meno 92% do total de casos novos de execução do ano corrente), tendo iniciado 625 execuções e baixado 872. A 2ª VT também atingiu essa meta com folga, com índice de 108% de cumprimento, tendo iniciado 506 execuções e baixado 503.

Metas 2019 e recomendações

Na apuração parcial dos dados deste ano, o corregedor verificou que a 1ª Vara do Trabalho de Itumbiara já havia cumprido todas as metas nacionais fixadas pelo Conselho Nacional de Justiça para 2019. E a 2ª VT já cumpriu cinco das sete metas. Apenas foi recomendado aos magistrados das duas VTs de Itumbiara que prolatem sentenças líquidas, conforme Recomendação nº 4/CGJT, reforçada pela Corregedoria Regional do TRT18. O desembargador-corregedor Daniel Viana afirmou que o procedimento não é obrigatório, mas é de grande importância na fase de conhecimento por agilizar a fase de execução. Ao final das correições, o desembargador-corregedor parabenizou toda a equipe de servidores das duas VTs pelo comprometimento e operosidade no desempenho de seus trabalhos.

O diretor da 1ª VT de Itumbiara, Oriel de Sousa (ao centro), se despediu dos colegas no seu último dia de trabalho antes de se aposentar

Daniel Viana parabenizou a equipe de servidores da 1ª Vara do Trabalho na pessoa do diretor da unidade Oriel de Sousa Lima, que deixou a unidade para se aposentar após mais de 21 anos de serviços prestados à Justiça do Trabalho. O corregedor destacou a diligência e competência do diretor à frente da secretaria da Vara. Daniel Viana ainda ressaltou que a unidade conseguiu cumprir seis das sete metas, tendo quase cumprido a meta 3, com percentual aferido em 99,7%.

A 2ª VT também foi parabenizada pelo corregedor por ter cumprido as sete metas do CNJ e recebido o prêmio Selo Metas do CNJ 2018 na categoria diamante. Daniel Viana cumprimentou e agradeceu os juízes e servidores pelos resultados apurados na visita correicional e pela valiosa contribuição dada no desempenho do Tribunal em relação às metas nacionais.

Setor de Imprensa

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.