Correição destaca bom desempenho da 7ª Vara do Trabalho de Goiânia no cumprimento das metas nacionais

Facebooktwitteryoutubeinstagram

O desembargador-corregedor Geraldo Nascimento realizou correição ordinária na 7ª Vara do Trabalho de Goiânia. Na ocasião, ele observou que a unidade cumpriu 5 das 7 metas nacionais em 2020 e parabenizou os juízes Maria das Graças Oliveira, titular, e Celismar Coêlho, auxiliar, bem como a todos os servidores da Secretaria, pela rigorosa observância das orientações repassadas pela Administração do Tribunal e pela Corregedoria Regional, voltadas para o atingimento das metas nacionais e específicas da Justiça do Trabalho.

Das metas nacionais mereceu destaque o cumprimento da Meta 7, relativa ao julgamento dos processos dos maiores litigantes, cujo índice foi de 161,3%. A unidade recebeu 80 processos no ano passado e julgou 94. O desembargador-corregedor reconheceu o “excelente” resultado alcançado e parabenizou toda a equipe da VT.

Por outro lado, recomendou que os magistrados continuem se esforçando para reduzir o prazo médio dos processos dos ritos sumaríssimo e ordinário,  apurado em 164 dias no final de 2020, embora tenha reconhecido que o elastecimento desse prazo foi influenciado pelas diversas medidas preventivas adotadas pelo TRT em face da pandemia da covid-19, que culminaram na suspensão temporária de prazos, audiências e trabalho presencial.

Foi recomendado, ainda, aos magistrados atuantes na unidade a prolação de sentenças líquidas, conforme recomendação do CSJT, procedimento considerado pelo desembargador de grande importância na fase de conhecimento por tornar mais ágil a fase de execução.

Por fim, o desembargador-corregedor pediu especial atenção em relação ao Projeto Garimpo, que trata da identificação de processos arquivados definitivamente que possuem depósitos judiciais “abandonados” ou “esquecidos por reclamantes, empresas, advogados, peritos e leiloeiros. Os valores encontrados são resgatados pelos titulares ou convertidos em renda para a União.

IGest

De acordo com o relatório mais recente do IGEST, referente ao período de 1º.01.2020 a 31.12.2020, a 7ª Vara do Trabalho de Goiânia, analisada em nível nacional, regional e municipal, apresentou o seguinte desempenho: 175º lugar, entre 516 Varas do Trabalho existentes no País dentro da mesma movimentação processual; 21º lugar entre 25 Varas do Trabalho existentes na Região dentro da mesma movimentação processual; e 13º lugar entre as 18 Varas do Trabalho de Goiânia.

O IGest – Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho – foi desenvolvido pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da gestão das Varas do Trabalho do país. O índice apresenta um referencial numérico que sintetiza os mesoindicadores acervo, celeridade, produtividade e taxa de congestionamento em relação à força de trabalho.

Confira aqui a Ata Correicional

Comunicação Social – TRT-18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Correição/Corregedoria, Notícias e marcada com a tag . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.