Correição: Cejusc Goiânia apresentou índice de 59% de acordos em meio à pandemia

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Entre os meses de junho de 2020 e maio de 2021, o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) do Fórum Trabalhista de Goiânia fechou o percentual médio de 59% de acordos nas audiências realizadas nesse período. É o que revelou a correição ordinária realizada no dia 5 de julho pelo desembargador-corregedor, Geraldo Nascimento, e sua equipe. O corregedor enalteceu a relevante atuação do Cejusc como importante mecanismo de solução de litígios trabalhistas.

Os dados apurados na ata correicional revelaram uma tendência de queda, nos últimos meses deste ano, do prazo médio de designação de audiências iniciais nas 18 Varas do Trabalho de Goiânia. A direção do Cejusc Goiânia explicou que, após o mês de março de 2020, as audiências passaram a ser realizadas por videoconferência e que, devido ao tempo maior para a preparação e realização dessas audiências, houve uma diminuição de 8 a 12 audiências por dia em cada VT para 3 a 4 ao dia. Afirmou ainda que, de novembro de 2020 a abril de 2021, foi feita uma reorganização das pautas com horários extras para suprir a demanda. Um novo projeto vai retomar as pautas extras nos meses de julho e agosto deste ano.

O desembargador-corregedor, Geraldo Nascimento, reconheceu que o elastecimento verificado no período correcional certamente foi influenciado pelas diversas medidas preventivas adotadas pelo Tribunal, em face da pandemia da covid-19. “Embora as audiências tenham sido retomadas a partir de 4/5/2020, é compreensível que, no contexto atual, não se consiga êxito da realização de algumas delas, em face das dificuldades tecnológicas relatadas pelas partes para participarem de audiências pelo meio telepresencial”, comentou o magistrado.

Ao final, o desembargador Geraldo Nascimento agradeceu e parabenizou ao juiz coordenador do Cejusc Eduardo Tadeu Thon, a juíza vice-coordenadora Narayana Hannas, a secretária-executiva Leila Barbosa e toda a equipe de servidores do centro pelo ótimo desempenho alcançado e pelo comprometimento no desempenho dos trabalhos.

Eduardo Thon afirmou que o Cejusc Goiânia continuará desempenhando seu importante papel na solução dos litígios por meio de conciliação, mesmo que ela ocorra nas audiências de instrução. Ele também enalteceu o trabalho dos conciliadores. A juíza vice-coordenadora, Narayana Hannas, destacou a importância do projeto que está em andamento para melhoria das instalações do Cejusc e também elogiou a eficiência e a vocação dos conciliadores.

Números
Os dados da correição também apontaram que o Cejusc realiza uma média de 113 audiências por dia. No período correicionado, de junho de 2020 a maio de 2021, as unidades que compõem o Cejusc negociaram um total de R$ 68 milhões, em processos na fase de conhecimento, execução e segundo grau.

O Cejusc de Goiânia é composto de 19 salas de audiências, sendo 18 destinadas à realização de audiências iniciais e uma reservada para a realização de audiências de conciliação em processos nas fases de execução e recursal. A unidade conta com um quadro de 23 servidores e duas estagiárias, além de dois magistrados, coordenador e vice-coordenador do Centro.

Para ler a ata correicional na íntegra, clique aqui

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Correição/Corregedoria, Notícias, TRT18. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.