Correição: 14ª VT de Goiânia ocupa o 2º lugar em Goiás no IGest e 1º entre varas da capital

Facebooktwitteryoutubeinstagram

A 14ª Vara do Trabalho de Goiânia alcançou o 2ª lugar no TRT de Goiás entre as unidades de mesma movimentação processual (1501 a 2000 por ano) no Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho (IGest) e o 1º lugar entre as 18 Varas do Trabalho de Goiânia.

O índice sintetiza indicadores como acervo, celeridade, produtividade e taxa de congestionamento em relação à força de trabalho com a finalidade de contribuir para o aprimoramento da gestão das Varas do Trabalho do país. No caso da 14ª VT, o destaque foi para os resultados obtidos nos mesoindicadores ‘acervo’ e ‘taxa de congestionamento’, que estão abaixo da média do Tribunal.

O IGest ainda avaliou que, em âmbito nacional, a unidade ocupou a 27ª posição dentre as 515 varas trabalhistas do Brasil. Os dados foram divulgados durante a correição ordinária realizada pela Corregedoria Regional.

Números

Segundo os dados estatísticos extraídos do sistema e-Gestão, no ano passado, o prazo médio do ajuizamento da ação até a sentença foi de 70 dias no rito sumaríssimo e 97 dias no ordinário, o que resultou no prazo médio geral de 83 dias, abaixo do limite fixado pelo Tribunal.

O desembargador-corregedor Geraldo Nascimento destacou que até o mês de março deste ano, a taxa de congestionamento líquida na fase de execução foi apurada em 33,42%, atingindo, para fins da meta em exame, o grau de cumprimento de 100%. O índice apurado está abaixo dos limites estabelecidos como cláusula de barreira, de 40% e 64%, respectivamente.

A taxa de congestionamento mede o percentual de processos que ficaram represados, em comparação com o total tramitado no período de um ano. Uma menor taxa significa que a unidade está conseguindo dar boa vazão aos processos pendentes, descongestionando o fluxo de processos a serem finalizados.

Por fim, o desembargador-corregedor ressaltou a qualidade dos trabalhos desempenhados pela unidade e não fez nenhuma recomendação.

Sentença líquida e projeto Garimpo

Geraldo Nascimento parabenizou ainda os magistrados atuantes na unidade pela adoção do procedimento de prolação de sentenças líquidas, em consonância com a Recomendação nº 4/GCGJT e elogiou os servidores pela “diligente” atuação no projeto Garimpo, registrando que a unidade não possui pendências relacionadas ao projeto.

Por fim, parabenizou a juíza Antônia Helena Taveira, titular, e o juiz Elias Oliveira, auxiliar, bem como todos os servidores da Secretaria, na pessoa do diretor Samuel Ferreira Júnior, pela valiosa contribuição dada ao desempenho do Tribunal, em relação às metas nacionais e específicas fixadas pelo Conselho Nacional de Justiça, em 2020, para a Justiça do Trabalho. A 14ª Vara do Trabalho de Goiânia cumpriu 5 das 7 metas nacionais em 2020, deixando de cumprir as metas 1 e 7, “certamente por circunstâncias relacionadas às diversas medidas preventivas adotadas em razão da pandemia”, concluiu.

Veja aqui a Ata Correicional.

Comunicação Social – TRT-18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Correição/Corregedoria, Notícias e marcada com a tag . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.