Considerações filosóficas para uma vida com mais sentido

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Conversa com filósofa Lúcia Helena Galvão, professora da Escola de Filosofia Nova Acrópole – breve apresentação da palestrante que participará da próxima edição da Conversa com a Ejud 18 no dia 14/08, das 10h às 11h30, pelo canal TRT Goiás no Youtube. Marque na sua agenda!

Lúcia Helena Galvão não tem precedentes. Ela é uma filósofa que consegue amalgamar um amplo arco de temas, correntes e escolas filosóficas, e o faz com maestria e elegância jamais vistos no Brasil, tornando acessíveis ao público interessado questões filosóficas complexas que vão desde a brevidade da vida, a serenidade em face da finitude e da morte, o estado de presença, o enfrentamento de crises, a ética, a identidade, espiritualidade, o sentido da vida, o vazio e o pleno, o bem e o mal, o que significa caminhar para a divindade, a integração de polaridades, e como viver bem mesmo em face da dificuldade, da perda e da dor. Ou seja, Lúcia Helena Galvão tornou possível a todos nós o conhecimento de conceitos e indagações filosóficas, identificar a origem histórica e a corrente de pensadores e seres iluminados que as produziram, e assim pensar nossa vida à luz de divisas mais amplas que nos direcionam a uma vida com mais sentido, uma vida com mais plenitude e com mais razão de ser.

Há 31 anos Lúcia Helena é professora voluntária da instituição de ensino Nova Acrópole, ministrando aulas presenciais para seus alunos e, com o advento da pandemia e necessidade de afastamento social, passou a fazer aulas exclusivamente on-line, atingindo um público nunca antes imaginado. Ela tem mais de 40 milhões de visualizações na internet. Suas aulas sempre são um alento para a alma, além de um impulso para o intelecto.

Quer conhecer e significar Sócrates, pelas palavras de seu discípulo Platão, à luz do Mito da Caverna? Lúcia Helena tem uma aula preciosa sobre isso, além de outros mitos platônicos. Quer conhecer como os filósofos estoicos, tais como Sêneca, Epitecto, Marco Aurélio, encaravam a brevidade da vida e a posse apenas sobre o que é possível e depende de nós, abrindo mão do controle sobre o que não depende de nós? Lúcia Helena tem aulas sobre os estoicos. Quer conhecer sobre a ética, segundo Immanuel Kant? Pois pode procurar que vai achar lá no canal da Nova Acrópole. Quer conhecer como os Tibetanos encaravam a vida e a morte, a partir do Bardo Thodol, O Livro dos Mortos Tibetano? Lúcia Helena tem aula sobre isso. Quer conhecer um escritor moderno que ressignificou sua vida e conseguiu sucesso e reconhecimento tardio a partir da construção de uma disciplina mental de autoconfiança? Ela tem uma aula sobre o livro A Guerra da Arte, de Steven Pressfield, além de uma live com o próprio. Quer saber sobre as leis que governam o universo segundo os egípcios? Ela tem aula sobre o Caibalion. E sobre o Buda, Krishna, Helena Blavatsky, Rumi, Khalil Gibran, Gandhi? Ela tem sobre eles e muitos outros poetas, correntes filosóficas, pensadores que fizeram história e deixaram um legado para construção de um ser humano mais próximo daquilo que corresponde à sua natureza espiritual e ao sentido da existência. Ela constrói, com passos firmes e destemidos, seu próprio legado, deixando um rastro de boa vontade, de gentileza, de humildade, de abnegação, de generosidade, mostrando o caminho dos valores, das virtudes, e da proclamação daquilo que é certo e leva a uma vida justa e a uma morte como completude de um ciclo onde o ajuste de contas não gera tantos débitos para a própria alma e a dos outros. Uma vida com sentido.

Essa é uma filósofa do nosso tempo, que vale a pena conhecer, porque vale a pena viver.

Texto: Wanda Lúcia Ramos, juíza titular da 16ª Vara do Trabalho de Goiânia.

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Escola Judicial. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.