Com pandemia de covid-19, Abril Verde chama a atenção para a segurança do trabalho do profissional de saúde

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Diferentemente dos anos anteriores, em 2020 todas as ações da campanha Abril Verde serão realizadas em ambientes virtuais, no portal e nas redes sociais do TRT-18, devido à pandemia causada pelo novo coronavírus. E é impossível olhar para essa campanha sem pensar no contexto da pandemia, o quanto é alarmante a quantidade de profissionais de saúde contaminados pela covid-19 e a falta de equipamentos de proteção individual (EPIs), constantemente reportada.

Segundo o jornal New York Times, na Espanha os profissionais de saúde representam 14% de toda a população infectada do país. Na Itália, 23 médicos já morreram desde o início da epidemia. No estado de São Paulo, o Hospital Sírio-Libanês já afastou 104 funcionários após testarem positivo para o novo coronavírus e o Hospital Albert Einstein 348 funcionários, de acordo com as assessorias das duas instituições. 

Especialistas da área enfatizam que tais números refletem a escassez de EPIs no enfrentamento do surto do novo vírus. Desde o dia 13 de março, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), recebeu 1.374 denúncias de falta ou escassez de EPI, enquanto que o Conselho Federal de Medicina já recebeu mais de 1500.

Tradicionalmente, os profissionais de saúde são os mais acometidos por acidentes de trabalho. Estima-se que mais de 10% de todos os acidentes de trabalho reportados sejam desta área. Dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho mostram que, entre os anos de 2007 e 2018, mais de 10 mil casos de acidentes com exposição a material biológico foram registrados só na capital goiana.

Além de riscos biológicos, existe uma ampla variedade de acidentes comuns à área da saúde, desde lesões com objetos perfurocortantes a disfunções ergonômicas. Porém, os adoecimentos mentais e psicológicos, que incluem privação de sono, depressão, insônia e síndrome de burnout, dentre outros, merecem enfoque especial.

Estudo recente publicado na revista científica NEJM Journal Watch acompanhou profissionais de saúde em um hospital da China durante o surto de covid-19. O resultado da pesquisa relatou altas taxas de depressão (50%), ansiedade (45%), insônia (34%) e angústia (72%) dentre os trabalhadores, sendo que os sintomas foram mais frequentes em enfermeiras do sexo feminino, que estavam cuidando diretamente dos pacientes infectados. 

TRT-18 e o Abril Verde

Desde o ano de 2017, o TRT-18 participa da campanha nacional Abril Verde, que tem como objetivo a promoção da saúde e segurança do trabalhador. No atual contexto de crise sanitária mundial provocada pela pandemia de covid-19, o Tribunal tem atuado também para ajudar nas ações de controle e combate da doença. Nas últimas duas semanas, em parceria com o Ministério Público do Trabalho, o TRT-18 determinou a liberação de quase 3 milhões de reais em verbas destinadas para ações de enfrentamento da pandemia de covid-19, sendo que parte desse montante deverá ser utilizada para aquisição de EPIs para profissionais de saúde.

História

Como reforçado pelo desembargador Welington Peixoto, coordenador regional do Programa Trabalho Seguro, o Abril Verde “também é uma homenagem à memória das vítimas de acidentes e doenças no ambiente de trabalho, pois o dia 28 de abril remonta à data do acidente em uma mina no estado da Virgínia, EUA, em 1969, onde vários trabalhadores perderam suas vidas.”

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, TRT18 e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.