Centro de Memória do TRT recebe doação de 6 obras de arte

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Moça na praia (óleo sobre tela), de Humberto da Costa, é uma das telas recebidas pelo TRT como doação do Itaú Cultural

O Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho de Goiás recebeu, no último dia 3, seis obras de arte (quadros) doados pelo Instituto Itaú Cultural, com intermediação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), instituição museológica na qual o Centro de Memória do Tribunal é devidamente cadastrado. As obras ficarão expostas no Centro de Memória do TRT, no edifício Ialba-Luza, em Goiânia.

Em maio de 2018, o Centro de Memória recebeu e-mail do Ibram informando que o Instituto Itaú Cultural disponibilizaria 775 bens culturais para doação a museus brasileiros interessados. O lote oferecido abrangia gravuras, serigrafias, litografias e óleos sobre tela, assinados por artistas brasileiros renomados como Emanoel Araújo, Maria Bonomi, Roberto Burle Marx, Amílcar de Castro, Renina Katz, Tomie Ohtake e Alfredo Volpi, dentre outros, além de reproduções de artistas internacionais como Van Gogh, Picasso, Miró, Kandinsky e Klee.

Diante da oferta, o Centro de Memória Juiz Paulo Fleury da Silva e Souza prontamente manifestou o interesse por 25 obras. Nesse compasso, no início de julho de 2018, o Tribunal recebeu outro e-mail informando que o Centro de Memória havia sido contemplado com seis obras, selecionadas a partir dos critérios estabelecidos na chamada pública. Para finalizar o processo de doação, o diretor-geral do Tribunal, Ricardo Lucena, assinou o termo de doação na qualidade de representante do Tribunal.

As obras foram doadas com a finalidade específica de integrar o patrimônio, bem como permanecer acessíveis ao público por meio do Centro de Memória, contribuindo assim com os objetivos culturais do doador.

O Instituto Itaú Cultural também se responsabilizou pela embalagem e transporte das obras até o destino. A Administração do Tribunal está providenciando o tombamento dos quadros, uma vez que os bens serão incorporados ao acervo da instituição. Veja as outras cinco telas abaixo.

Fonte: Centro de Memória – TRT18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Memória, Notícias e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.