Cartilha utiliza desenho em quadrinhos para dar dicas de prevenção de acidentes

Facebooktwitteryoutubeinstagram
Capa da cartilha

Capa da cartilha

A Cartilha do Trabalho Seguro e Saudável, produzida pela Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), utiliza desenho em quadrinhos para esclarecer a população sobre como é possível prevenir acidentes nos postos de trabalho e também para promover a cultura da prevenção em todas as empresas.

A cartilha narra a história de vários personagens, todos trabalhadores de diversos ramos de atividades, que comentam as dificuldades e os riscos de acidentes de cada profissão. O relato começa com um trabalhador da construção civil que caiu de um andaime mal instalado, depois conta a história de um bancário, personagem utilizado para exemplificar os casos de doenças por esforço repetitivo. A dura vida do trabalhador rural e o assédio moral também são assuntos abordados na cartilha por outros dois personagens.

São histórias fictícias que podem identificar situações do cotidiano de milhões de trabalhadores, pois exemplificam casos de diversas vítimas de acidentes e doenças que poderiam ser facilmente evitados se as normas de segurança fossem observadas.

Imagem do link no site da Saneago

Imagem do link no site da Saneago

A proposta é que a cartilha seja divulgada nas empresas e entidades sindicais para que o maior número de patrões e empregados tenham acesso à informação e possam estabelecer medidas de prevenção em todos os postos de trabalho. A Saneago aderiu ao programa e já mantém em sua página inicial da internet o banner que dá acesso ao arquivo digital da cartilha. O TRT de Goiás também a disponibilizou em sua página principal. A cartilha é gratuita e sua reprodução é permitida desde que citada a fonte.

Márcia Bueno
Núcleo de Comunicação Social
Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.