Campanha Trabalho Seguro no trânsito: Gedeão, motorista de ônibus

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Hoje, na segunda reportagem da campanha Trabalho Seguro, voltada para o setor de transporte, o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região apresenta a história de Gedeão Rodrigues, motorista e instrutor da empresa de transporte HP. Confira a primeira reportagem clicando aqui.

Exercendo uma das profissões mais estressantes do Brasil, Gedeão Rodrigues surpreende logo de cara declarando “gosto de ser motorista”. Para esse gostar há explicação: dedicação, responsabilidade e respeito ao próximo e às normas de segurança.

Maranhense, Gedeão é motorista de ônibus desde 1987, mora em Goiânia há 22 e está na mesma empresa há 19 anos. Os anos de experiência ensinaram muito para a continuidade na profissão. A principal delas na opinião do motorista é a paciência. “Nós motoristas temos que ter paciência com o trânsito”.

O profissional observa que a imprudência de outros motoristas como os de carro de passeio é o que muitas vezes tira o motorista de ônibus do sério. “Hoje em dia vemos pessoas andando horas e horas na sua frente usando telefones celulares e a gente não pode fazer nada, a não ser manter a cautela”. Porém, não isenta os colegas de categoria da culpa em ocorrências de imprudência. “As normas (de segurança no trabalho) são ótimas desde que cumpridas”. Gedeão observa as normas não só durante o trabalho, mas também na sua folga quando cumpre disciplinarmente as horas de sono e procura formas de lazer para tirar o estresse cotidiano.

Um dos maiores orgulhos do simpático motorista é nunca ter sido afastado do batente por causa de problemas de saúde ou acidentes decorrentes do trabalho. Confessa que já passou por momentos difíceis ao longo das jornadas, como momentos de apreensão com a própria segurança em dias de jogos de futebol por conta da euforia exacerbada dos torcedores. Porém, mantendo a paciência e a cautela, conseguiu contornar todas essas situações.

O sinal de prestígio de sua boa conduta como profissional foi confirmado quando Gedeão assumiu o cargo de instrutor de novos motoristas em sua empresa, posição na qual consegue passar a experiência e ensinamentos aos profissionais com pouco tempo de carreira. “Procuro falar da importância da paciência e cautela. Só se chega ao tempo de serviço que tenho mantendo a calma e a cabeça no lugar”.

O prestígio nos anos de carreira não fica restrito à empresa. Em uma de suas experiências, no meio de uma de suas viagens, recebeu proposta de um passageiro para trabalhar em uma empresa de transporte rodoviário. No dia a dia outras situações menos inusitadas, mas igualmente satisfatórias, acontecem. “Volta e meia clientes me reconhecem e pedem para eu voltar a dirigir certa linha”.

O segredo para o reconhecimento está claramente em sua humildade e simpatia como pessoa. “Vejo o cliente como amigo. Trabalhar e atender bem o cliente causa satisfação”. Porém, a satisfação maior de Gedeão, como acontece com qualquer trabalhador, é voltar inteiro para sua família. Ele é casado, tem uma filha e uma neta.

Gedeão pontua que a qualidade dos ônibus melhoraram muito nos últimos anos se comparados com os ônibus do início de sua carreira, com a ressalva de que é possível ter mais melhoria no transporte público. Porém, sabe que o que está em suas mãos é a boa conduta. Com muito orgulho e humildade, entende que é um trabalhador comum que conduz a vida de outros trabalhadores. “O transporte tem sido parte da minha vida”. Por isso, respeita as normas de segurança do trânsito e passa esse ensinamento adiante em suas ações singelas e com seu carisma.

Anderson Rafael Reis
Estagiário – Núcleo de Comunicação Social
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