‘Café Seguro’ leva palestras a trabalhadores da ENEL

Facebooktwitteryoutubeinstagram

A sexta edição do “Café Seguro”, programa de promoção do trabalho seguro do TRT-18, foi realizada na tarde da última sexta-feira, 27/9, durante encerramento da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, SIPAT, da Companhia de Distribuição de Energia Elétrica ENEL, no auditório da Companhia. Estiveram presentes o presidente do TRT-18, desembargador Paulo Pimenta; o desembargador Welington Peixoto; o juiz do trabalho Alexandre Piovesan e o procurador-chefe do MPT-GO, Tiago Ranieri.

O desembargador Welington Peixoto, gestor regional do Programa de Trabalho Seguro do TRT-18, foi o primeiro a falar aos trabalhadores da companhia. Ele ressaltou o alto número de acidentes do trabalho ocorridos no Brasil no último ano (mais de 700 mil) e disse que mais importante que qualquer ação judicial é a prevenção do acidente. “Estou aqui como membro do Poder Judiciário para falar de prevenção”. Na ocasião, exibiu dois vídeos sobre a temática, um do TRT-18 e outro do TST sobre prevenção ao assédio moral.

Em seguida, o procurador Tiago Ranieri agradeceu o convite e evidenciou a presença das autoridades do TRT-18, que mostra a proximidade da Justiça do Trabalho e seu papel social. Disse também que o Ministério Público do Trabalho fiscaliza, mas também fomenta o trabalho de prevenção de acidentes. “O acidente de trabalho gera impactos não só no projeto de vida da pessoa, mas na de sua família, ao Estado e à sociedade”, alertou.

Paulo Pimenta, presidente do TRT-18, falou da atribuição constitucional da Justiça do Trabalho de analisar as causas envolvendo acidentes de trabalho, mas destacou que há danos causados por estes acidentes que são “irreparáveis”. “Uma amputação, uma incapacidade permanente, danos causados pela LER… não é isso que queremos, queremos é que não haja danos, queremos investir na prevenção”, disse. E concluiu com a mensagem de que a prevenção depende do engajamento de cada um, ressaltando a importância de eventos como a SIPAT para rememorar e incutir em cada um a responsabilidade pelos cuidados com a saúde e segurança no trabalho. “Um ‘um minuto de bobeira’ é o que um juiz ouve numa sala de audiência, que causa o acidente e pode privar uma família, a sociedade inteira de uma vida”.

Por último, foi a vez do engenheiro e perito em segurança do trabalho Lamartini Moreira Júnior passar sua mensagem com a palestra “Amanhã pode ser tarde, não espere o acidente acontecer – você sempre terá alguém que te ama esperando por você”. A exposição mostrou casos reais de acidentes do trabalho e as formas de prevenção.

Café Seguro
O programa de promoção do trabalho seguro é coordenado pelo desembargador Welington Peixoto, que também coordena o Comitê Regional do Programa Trabalho Seguro do TRT 18. As edições levam palestras sobre prevenção de acidentes laborais a trabalhadores de empresas de médio e grande porte do Estado de Goiás.

Setor de Imprensa/TRT-18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, Projeto Café Seguro, Socioambiental, TRT18 e marcada com a tag . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.