Biblioteca do TRT18 ganha versão digital ao comemorar seu Jubileu de Prata e os 20 anos da Revista do Tribunal

Facebooktwitteryoutubeinstagram

O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (Goiás) comemorou os 25 anos de sua biblioteca e os 20 anos da Revista do TRT18 com o lançamento de sua Biblioteca Digital. A solenidade que marcou esse importante passo do Tribunal na direção da evolução tecnológica foi realizada na tarde de quinta-feira (6/12) no auditório do Fórum Trabalhista de Goiânia. Na ocasião, também foi apresentada ao público a capa, a contracapa e o sumário da edição especial de 20 anos da Revista do Tribunal. A versão online deverá ser disponibilizada até o fim de janeiro e a impressa até o fim do primeiro semestre de 2019.

Reativado, o coral Labor em canto abriu a solenidade sob a regência de Márcia Simaan

A comemoração foi aberta com a apresentação do Coral Labor em canto, que foi reativado e é formado por servidores do Tribunal e colaboradores externos. Em seguida, o presidente da Comissão da Revista TRT e Gestão de Acervos Bibliográficos do Tribunal, desembargador Wellington Luís Peixoto, agradeceu a todos aqueles que contribuíram para o desenvolvimento da revista nas últimas duas décadas e fez um breve histórico da biblioteca. A unidade foi inaugurada em 10 de dezembro de 1993 pelo desembargador Octávio José de Magalhães Drummond Maldonado e funcionou inicialmente na antiga sede do TRT na avenida Portugal, antes de ter sua sede definitiva no Complexo Trabalhista no Setor Bueno.

Desembargador Welington Peixoto

Welington Peixoto também agradeceu ao reitor da PUC Goiás, Wolmir Amado, pelo apoio da instituição de ensino na impressão da edição 2016/2017 da Revista do TRT18. O desembargador ainda reforçou o agradecimento à Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Goiás, que doou ao Tribunal este ano cerca de 170 livros que atualizaram o acervo da biblioteca do Regional.

Presidente do TRT18, desembargador Platon Filho, acompanhado da esposa, advogada Eliane de Platon, e do filho, juiz Platon Neto

O presidente do Regional, desembargador Platon Teixeira Filho, ressaltou que o surgimento da Revista do TRT em 1998, durante sua primeira gestão à frente do Tribunal, gerou importante avanço para a produção e divulgação de artigos doutrinários e contribuiu para difundir a jurisprudência consolidada da Corte Trabalhista.

Biblioteca Digital

O desembargador Platon Filho destacou que, ao lançar sua Biblioteca Digital, o Tribunal demonstra que não está desatento às rápidas mudanças que atingem o mercado editorial e parabenizou os idealizadores do projeto. A Biblioteca Digital poderá ser acessada pelo público em geral em breve pelo portal do TRT18 e já está disponível para magistrados e servidores na intranet do Regional. A plataforma foi inspirada no Juslaboris do Tribunal Superior do Trabalho e na Biblioteca Digital do TRT da 7ª Região (Ceará).

Diretor-geral do TRT, Ricardo Lucena

O diretor-geral do TRT18, Ricardo Lucena, disse que o Regional goiano é o quarto a implantar o sistema já utilizado pelos TRTs da 1ª, 3ª e 7ª Regiões. “A Biblioteca Digital do nosso Tribunal é um projeto dinâmico, um sonho que nasce na atual administração, que se expandirá e se consolidará na próxima gestão”, salientou.

Ricardo Lucena explicou que a Biblioteca Digital objetiva atender às necessidades de informação de seus usuários por meio da disponibilização de conteúdos digitais em formatos de texto e multimídia. Para a implantação da plataforma foi utilizado o DSpace, um software livre amplamente usado para gestão de repositórios digitais. O diretor-geral do TRT agradeceu os servidores que trabalharam diretamente para a concretização do projeto. São eles Marcos Antunes, Anderson Abreu, Rafael Paladino, Edvaldo Chaves, Carlos Moura, Carlos Novais e Márcia Simaan, que é a chefe da Seção de Biblioteca e fez a apresentação da página da Biblioteca Digital ao público no auditório.

Revista

Chefe da Biblioteca, Márcia Simaan

Márcia Simaan também apresentou a capa e a contracapa da edição comemorativa dos 20 anos da Revista. O periódico traz uma seleção de 22 artigos escritos por magistrados, servidores, advogados, estudantes e outros operadores do Direito do Trabalho. Ela destacou que a comissão da revista recebeu uma quantidade boa de artigos e a seleção foi difícil porque todos tinham muita qualidade. “Estamos apresentando aqui o suprassumo. Parabéns a todos!”, frisou a servidora ao demonstrar o índice de artigos no telão instalado no auditório.

Acadêmico de Direito, Vinícius Bertuzzi

Um dos autores que tiveram trabalhos selecionados é o estudante Vinícius Bertuzzi. Ele é acadêmico do último período de Direito na PUC Goiás e estagiário na 14ª Vara do Trabalho de Goiânia. Vinícius prestigiou os eventos comemorativos dos 20 anos da Revista do TRT e do Jubileu de Prata da Biblioteca. O rapaz disse ter ficado muito feliz e surpreso com a escolha de seu texto, inicialmente usado como trabalho de conclusão de curso na faculdade e que lhe deu a nota máxima. Ele destacou ainda que o fato de ter seu texto selecionado para a revista será muito importante para seu currículo profissional.

O estudante Luydd Santos recebeu o brinde do presidente do TRT

Antes de encerrar o evento, o presidente do TRT18 sorteou um leitor de livros digitais (Kindle). O sortudo foi o estudante de Direito da UniAlfa Luydd Natal Santos, que veio prestigiar a solenidade. Depois, os convidados participaram de um coquetel.

Wendel Franco
Setor de Imprensa-CCS

 

Veja abaixo a galeria de fotos:

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.