Audiências telepresenciais: Justiça do Trabalho supera distanciamento social com ajuda da tecnologia

Glossário Jurídico

A crise que estamos vivendo mudou a maneira como vemos o mundo, como atuamos. A Justiça do Trabalho, que exerce um papel social na pacificação dos conflitos, teve que exercitar a criatividade e reforçar parcerias com a advocacia, o Ministério Público do Trabalho e o jurisdicionado para poder continuar prestando serviços. Nesse sentido, um acordo inédito foi realizado nesta quinta-feira, de forma telepresencial, pois contou com a presença do presidente e do vice-presidente do TRT, desembargadores Paulo Pimenta e Daniel Viana Júnior, respectivamente, dos advogados do processo, dos conciliadores Sanclair Marques e Leila Barbosa, e de dezenas de juízes.

O objetivo, segundo a juíza, Wanda Lúcia Ramos, que conduziu a audi ência de conciliação no Cejusc de Goiânia, foi detectar oportunidades de melhoria no sistema, verificar in loco como serão as iniciais virtuais e planejar o desenvolvimento de mecanismos que possibilitem o retorno das instruções. “Já fizemos muitas audiências por videoconferência no Cejusc, mas não cansamos de nos reinventar. Um só Tribunal e um só serviço prestado, mas através de muitos corações”, disse a magistrada, coordenadora em exercício do Centro de Conciliação na capital. Nos últimos dias, a juíza está supervisionando todas as audiências por videoconferência em Goiânia.

Juíza Wanda Lúcia Ramos conduziu a audiência no Cejusc de Goiânia assistida por dezenas de magistrados e pelos gestores do tribunal

Segundo a juíza Wanda Lúcia, a novidade é que essa audiência, que serviu de piloto para outras que ocorrerão nas demais unidades judiciárias por todo o Estado, foi assistida por 45 juízes e pelos desembargadores Paulo Pimenta e Daniel Viana Júnior, com a concordância dos advogados. “Com toda a humildade, abriram mão da confidencialidade do ato para ajudar o Tribunal”, ressaltou a juíza.

O desembargador Daniel Viana Júnior, coordenador do NUPEMEC – Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – NUPEMEC, e que está à frente desse processo de virtualização das audiências no primeiro grau, destacou que o esforço e o trabalho dos juízes e servidores da Justiça do Trabalho, a operosidade dos advogados e a boa vontade das partes contribuem para que tudo seja feito da melhor maneira possível. “Tenho certeza que vamos superar os obstáculos impostos pelo distanciamento social e cumprir a nossa missão de distribuir justiça e pacificar os conflitos trabalhistas”, afirmou.

Advogado Guilherme Ramos Paula, durante a audiência de conciliação

O advogado da reclamante, Guilherme Ramos Paula, disse que mais uma vez o TRT-18 sai à frente com a realização de audiências telepresenciais, “nos respaldando nessa nova realidade que todos estamos vivenciando, auxiliando toda a advocacia e o jurisdicionado a ter a entrega da prestação jurisdicional”. Para o advogado, é fundamental a continuidade das audiências e sessões judiciais possibilitando a atuação da advocacia durante a pandemia. “Houve poucas intercorrências no sistema e ficou clara a possibilidade do trabalho telepresencial”, concluiu.

O advogado Murillo Oliveira, ressaltou, por sua vez, a necessidade de adaptação à nova realidade. “Os novos tempos exigem de nós novos pensamentos, métodos e posicionamento. A iniciativa do TRT-18 foi pioneira e exemplar aos demais órgãos do judiciário. Feliz por fazer parte desse grande passo”, afirmou.

Também participaram da audiência da audiência de conciliação os conciliadores Sanclair Marques e Leila Barbosa, secretária-executiva do Cejusc de Goiânia.

O acordo

Pelo acordo, a trabalhadora, ex-secretária de uma empresa prestadora de serviços, vai receber R$ 2.096 divididos em oito parcelas mensais a título de verbas rescisórias que ainda não tinham sido quitadas e honorários de sucumbência do advogado da reclamante. O processo estava em fase de execução. Durante a conciliação, o advogado da empresa, Murillo Oliveira, renunciou ao valor devido a ele a título de honorários advocatícios.

Saiba mais: https://www.trt18.jus.br/portal/servicos/audiencias-telepresenciais/

0010087-20.2018 da 14ª VT

Setor de Imprensa – TRT-18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.