Acadêmicos de Direito da Una de Catalão conhecem o funcionamento do TRT de Goiás

Glossário Jurídico

Desembargador Elvecio Moura recebe alunos e professores da Una no pleno do TRT18

O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (Goiás) recebeu, na manhã desta quinta-feira (27/6), 60 acadêmicos de Direito e dois professores da Una, instituição de ensino superior de Catalão (GO), para uma visita guiada. Os universitários e os professores Rodrigo Cury, coordenador do curso, e Jéssica Dantas, que ministra a disciplina de Processo Civil, foram recepcionados pelo desembargador Elvecio Moura no auditório do Pleno do Tribunal, no Edifício Ialba-Luza.

O desembargador fez uma apresentação geral sobre o funcionamento do segundo grau da Justiça do Trabalho, falou sobre as Turmas de Julgamento e Sessões Plenárias e contou um pouco de sua trajetória como presidente do Regional (biênio 2007/2009). Elvecio Moura disse ser muito gratificante receber os acadêmicos de Direito da Una em Goiânia. “Isso me renova as energias e me faz ter saudade da sala de aula”, ressaltou.

Juiz Fabiano Coelho apresentou o Cejusc do Fórum Trabalhista de Goiânia

Em seguida, o desembargador levou os estudantes para conhecer algumas unidades localizadas no Fórum Trabalhista. A primeira delas foi o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc). Lá, os alunos e professores foram recebidos pelo juiz titular da 4ª Vara do Trabalho de Goiânia, Fabiano Coelho, que é vice-coordenador do Cejusc. O magistrado fez uma breve explanação sobre como o funcionamento da unidade, explicou que ela é integrada por todas as Varas do Trabalho da capital e salientou a importância da conciliação como forma de solução dos conflitos a partir da vontade das partes.

Alunos e professores da Una com o desembargador Elvecio no novo auditório do TRT

Ao saírem do Cejusc, os acadêmicos foram conhecer a Escola Judicial do Tribunal. Elvecio Moura ressaltou o papel daquela unidade na formação dos magistrados e servidores da Justiça do Trabalho goiana e também na atualização de advogados, procuradores do Trabalho e estudantes, já que algumas atividades e cursos são abertos a esses públicos. “A Escola tem um papel muito importante no vitaliciamento do juiz. O corregedor e o diretor da Escola atestam o aproveitamento do juiz aluno antes de ele ser vitaliciado”, frisou. A visita guiada foi encerrada no novo auditório do Complexo Trabalhista.

Acadêmicos de Direito Lucas e Giovanna no novo auditório do Complexo Trabalhista

O aluno Lucas Machado, do 7º período de Direito, deu nota dez à visita. “Estou gostando muito de conhecer o Tribunal e ver como funciona na prática”, avaliou. Ele contou que faz estágio no Juizado Especial Cível, em Catalão, e a visita ao TRT de Goiás amplia o conhecimento numa área diferente daquela em que ele atua. Para Giovanna Policeno, estudante do 4º período, a experiência foi muito positiva. “Achei interessante esse contato com o Tribunal porque estou tendo aulas de formas de solução de conflitos”, disse ela após passar pelo Cejusc do Fórum Trabalhista de Goiânia, onde são realizadas as audiências de conciliação.

O professor Rodrigo Cury avaliou que a visita foi excepcional desde o primeiro contato com a equipe de Comunicação, que intermediou a vinda dos alunos. “Todas as portas foram abertas e toda essa organização foi coroada com a dedicação e a disponibilidade do desembargador Elvecio, que entrou em contato conosco propondo o roteiro da visita e depois se dedicando pessoalmente para receber os alunos e levá-los a todos os locais visitados. Estou percebendo em cada aluno e a minha impressão também é a de que o TRT nos possibilitou uma manhã espetacular”, destacou. Rodrigo Cury agradeceu ainda ao juiz Fabiano Coelho pela receptividade e disponibilidade na apresentação do Cejusc.

Wendel Franco/Setor de Imprensa

 

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, TRT18 e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.