5ª Corrida do TRT de Goiás na luta contra o trabalho infantil

Facebooktwitteryoutubeinstagram

 es

1000 ATLETAS INSCRITOS NA CORRIDA DO TRT-GOIÁS

A V Corrida do TRT18 será realizada no próximo domingo, 30/11, às 8 da manhã e concentração a partir das 7 horas, com a participação de mais de mil atletas. Este ano o tema é o combate ao trabalho infantil com o slogan: Juntos na corrida contra o trabalho infantil.

O evento é organizado pela empresa Velox Sports e contará com a participação de cerca de 20 assessorias esportivas. A corrida terá largada e chegada no TRT18, com os percursos de 10Km e 5Km. A largada será na rua T-51, em frente ao Fórum Trabalhista de Goiânia e os circuitos podem ser conferidos no site da Velox(www.veloxsports.com.br).

A novidade este ano é a realização da I Corridinha Infantil no dia 29 de novembro, às 9 horas, para a participação de crianças e adolescentes com idade entre 0 e 13 anos. Segundo a presidente do TRT, desembargadora Elza Silveira, a ideia é incentivar as crianças e adolescentes a praticarem esporte e também mostrar que criança brinca, se diverte e estuda e não pode trabalhar, numa referência ao tema da 5ª Corrida. A corridinha não terá caráter competitivo e os pequenos serão conduzidos pelos super-heróis e receberão medalha e lanchinho.

A identidade visual da corrida, criada pela Velox, foi inspirada na família. Outro símbolo adotado para identificar o tema da corrida foi o catavento de cinco pontas, que representa o esforço dos cinco continentes em erradicar o trabalho infantil no mundo. O artista de rua Decy criou no grafite uma criança soprando o catavento, que simboliza a mudança que a sociedade pode promover.

Premiação
Os vencedores receberão entre R$ 700,00 e R$ 200,00 e a premiação será efetuada nas categorias Premiação Geral 10k, Premiação Geral 5k, Premiação Geral 10K para TRT, Premiação Geral 5K para TRT, Premiação faixa etária 10K, Premiação faixa etária 5k, Premiação PNE Andante e Premiação PNE Cadeirante.

Toda a sociedade é convidada a acompanhar de perto a largada e a disputa final dos atletas de elite, além de compartilhar da emoção de centenas de participantes que se dispõem a superar seus próprios limites, concluindo o percurso e carregando em seu peito, além do orgulho de mais uma meta cumprida, a medalha de participação entregue a todos os participantes que cruzarem a linha de chegada.

Entrega do kit atleta
A entrega do kit atleta para as crianças e adolescentes será feita na sexta-feira, 28/11, das 14h às 19h, na loja Doox, na Alameda Ricarda Paranhos, nº 219. Já o kit do adulto será entregue no sábado, das 8h às 19h, no mesmo local. No dia da corrida os atletas poderão contribuir com litros de leite longa vida que serão doados a instituições filantrópicas.

O evento
A expectativa para esta edição é que o público supere três mil pessoas. Centenas de profissionais estarão envolvidos na sua realização, entre policiais militares batedores, agentes da AMT, seguranças, fisioterapeutas e educadores físicos. Os participantes terão acesso a sessões de massagem relaxante, massagem fisioterápica e crioterapia. Também haverá uma brinquedoteca sob a supervisão de profissionais treinados.

Após as provas os atletas vão receber medalha de participação e um kit com água, powerade, frutas, sanduíche e camiseta finisher.

A Corrida TRT Goiás é uma realização da Associação dos Servidores da Justiça Trabalhista do Estado de Goiás (Asjustego) em parceria com o Banco Bradesco.

Erradicação do trabalho infantil
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) em recente informe sobre Estimativas e Tendências Mundiais entre 2000 e 2012, que mede os progressos na luta contra o trabalho infantil, publicado em setembro de 2013, noticia que não será alcançada a meta proposta para 2016 de eliminar todas as piores formas de trabalho infantil no mundo.

Embora nos últimos quatro anos o número de crianças executando trabalho perigoso tenha reduzido, o progresso é lento e a meta de extinguir esta chaga – estipulada para 2016, ainda está longe de ser alcançada.

De acordo com a OIT, em todo o mundo são 168 milhões de crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos, em situação de exploração. O número de crianças em trabalho infantil perigoso – a mais grave das piores formas de trabalho infantil – foi reduzido em 30 milhões, passando de 115 milhões (2008) para 85 milhões (2012), número este que representa quase a metade das crianças em trabalho infantil. Dentre estes, 37,8 milhões de crianças estão na faixa de 5 a 14 anos de idade.

Conforme dados do IBGE, mais de 3,5 milhões de crianças e adolescentes em todo Brasil estão no mercado de trabalho, muitos em atividades insalubres e perigosas, e sem frequentar a escola. Em Goiás, são 123 mil jovens ocupados entre 5 e 17 anos.

Além de todas as repercussões negativas do trabalho infantil, para a criança, para o adolescente, para suas famílias, para a sociedade e para o desenvolvimento do país, o trabalho infantil é o responsável pelo círculo vicioso pobreza-trabalho infantil-pobreza.

Os infratores devem ser punidos com rigor, visto que comprometem não apenas o desenvolvimento pessoal e familiar dos envolvidos, mas também de várias gerações.

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.