3º Seminário Goiano sobre Trabalho Seguro começa nesta quinta-feira, 23/9

Glossário Jurídico

Trabalho-Seguro-InternetA abertura oficial do 3º Seminário Goiano sobre Trabalho Seguro, promovido pelo TRT de Goiás com apoio da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), acontece nesta quinta-feira, 24/9, às 10 horas, no auditório do Fórum Trabalhista de Goiânia. O gestor regional do Programa Trabalho Seguro, desembargador Eugênio José Cesário Rosa, ressaltou que o Brasil é o quarto país em número de acidentes do trabalho e o objetivo do seminário é contribuir para modificar essa realidade brasileira tão adversa. “O seminário deste ano vai tratar das novas tecnologias e novos riscos, a importância do nexo epidemiológico e o impacto dos agrotóxicos na saúde do trabalhador, dentre outros temas”, destacou.

Segundo a Previdência Social, o Brasil registra mais de 700 mil acidentes de trabalho por ano, com quase 3 mil mortes, uma média de oito por dia, sem falar nos milhões de operários que ficaram inválidos. No Estado de Goiás ocorrem 48 acidentes do trabalho por dia. No último mês um trabalhador morreu triturado em uma fábrica de plásticos no Setor Oeste Industrial em Goiânia e na última terça-feira, um operário de um armazém em Jataí morreu soterrado por uma carga de milho. Mortes que talvez pudessem ser evitadas se os trabalhadores estivessem usando equipamentos de proteção individual.

O Seminário, que é uma iniciativa da Coordenação Regional do Programa Trabalho Seguro, tem o objetivo de promover entre os participantes o estudo e a discussão de temas que envolvam a promoção da saúde do trabalhador e a prevenção de acidentes de trabalho diante dos novos riscos laborais. Suspensão de benefícios previdenciários, perícias médicas, riscos laborais e a nova Norma Regulamentadora nº 12, referente à segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, são alguns dos temas que serão abordados durante o Seminário. Participam do seminário servidores e magistrados do TRT de Goiás, membros e servidores da Procuradoria Regional do Trabalho da 18ª Região, auditores fiscais do trabalho, peritos, seminaristas de outros Regionais e professores da PUC Goiás, que vai transmitir o evento ao vivo para os estudantes da universidade.

 

Veja aqui a Programação Seminário Trabalho Seguro, que acontece nos dias 24 e 25 de setembro.

Lídia Neves/Setor de Imprensa

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.