13ª VT de Goiânia ocupa o 1º lugar em Goiás no IGest entre Varas com a mesma movimentação processual

Facebooktwitteryoutubeinstagram

A 13ª Vara do Trabalho de Goiânia alcançou o 1ª lugar no TRT de Goiás entre as unidades de mesma movimentação processual (1501 a 2000 por ano) no Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho (IGest). O índice sintetiza indicadores como acervo, celeridade, produtividade e taxa de congestionamento em relação à força de trabalho com a finalidade de contribuir para o aprimoramento da gestão das Varas do Trabalho do país. Em âmbito nacional, a unidade ocupou a 24ª posição dentre as 655 varas trabalhistas do Brasil. É o que mostrou a correição realizada pela Corregedoria Regional da Justiça do Trabalho em Goiás.

Números
Segundo os dados estatísticos extraídos do sistema e-Gestão, no ano passado o prazo médio da entrega da prestação jurisdicional, ou seja, do ajuizamento da ação até a sentença, foi de 28 dias no rito sumaríssimo e 77 dias no ordinário. O desembargador-corregedor também destacou que a 13ª VT de Goiânia registrou produtividade acima de 100% no último triênio.

“A análise do estoque da unidade (processos sem julgamento) demonstra que o Juízo correicionado observa fielmente a ordem cronológica dos processos ajuizados”, destacou o corregedor ao mencionar que a unidade conseguiu manter em 15% a taxa de congestionamento líquida na fase de conhecimento desde 2018. A taxa de congestionamento mede o percentual de processos que ficaram represados, em comparação com o total tramitado no período de um ano. Uma menor taxa significa que a unidade está conseguindo dar boa vazão aos processos pendentes, descongestionando o fluxo de processos a serem finalizados.

No ano passado, a Vara teve um aumento de 13,8% na movimentação processual em relação ao ano anterior, tendo recebido 1.807 novas ações. No último triênio (2017/2019), a unidade recebeu, em média, 1.849 processos/ano. Já com relação ao exercício de 2020, o corregedor mencionou que, devido à pandemia, o atual cenário é incerto para estimar a demanda processual deste ano.

Agradecimentos
O desembargador-corregedor Daniel Viana agradeceu aos juízes Luciano Crispim, titular, e Célia Martins Ferro, ex-auxiliar, bem como a toda a equipe da unidade pelos excelentes resultados alcançados. O corregedor reconheceu o empenho sempre demonstrado pelo magistrado e pelos servidores e disse acreditar que neste ano também será alcançado o melhor resultado possível, a despeito da atual pandemia, de modo a se manter o patamar elevado no tocante à qualidade dos serviços prestados.

Ao final, o juiz titular Luciano Crispim registrou os seus agradecimentos à juíza Célia Martins Ferro, ex-juíza auxiliar que atuou por cerca de 12 anos na 13ª VT de Goiânia, “contribuindo sobremaneira com a regularidade dos trabalhos nesta unidade e sempre mantendo uma convivência harmoniosa com os juízes e servidores que aqui passaram ao longo desse período”. O desembargador-corregedor também registrou o seu reconhecimento pelo excelente trabalho prestado pela juíza Célia Martins Ferro na unidade e confirmou os elogios feitos pelo magistrado titular. A juiza Célia Martins se aposentou em fevereiro deste ano.

Setor de Imprensa

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Correição/Corregedoria, Notícias, TRT18. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.